segunda-feira, 29 de março de 2010

A cidade em nós

Olá pessoas

Olá!

O período Vidas na cidade foi muito interessante. Discutimos segregação sócio espacial, que é a desigualdade no uso e apropriação de espaços geográficos a partir da lógica do sistema capitalista.

Discutimos as vidas na cidade a partir das relações estabelecidas territorialmente. Os jovens produziram textos e rimas sobre o tema. Infelizmente devido a falta de algumas ferramentas o vídeo que haviam decidido elaborar não foi finalizado, e a idéia do jornal mural não foi levada adiante. Mas colocaremos aqui em breve os conteúdos que foram finalizados pelos jovens.

No mês de março as experimentações começaram com toda a força. Iniciamos o período A cidade em nós e apresentamos aos jovens os objetivos desta etapa do programa.

Na semana passada, começamos a trabalhar o tema Juventude e mundo do trabalho. Pensamos nas primeiras ações com objetivo de saber qual a compreensão dos jovens sobre o tema, e o que gostariam de discutir a respeito. Assim poderíamos trazer conteúdos mais significativos para eles.

Fixamos nas paredes trechos de letras de músicas, a pergunta “Oque é trabalho?”, artigos da constituição e da declaração dos direitos humanos e um trecho do poema de Vinicius de Morais “Operário em construção”.

No primeiro momento os jovens puderam ler o que estava exposto nas paredes e trocar impressões livremente a respeito. Foi uma troca muito rica. Falaram sobre a busca apreensiva pelo primeiro emprego, a vontade de ser independentes financeiramente, as dificuldades e os seus quereres em relação ao universo tematizado.


Em outro momento foram fixadas na parede as seguintes perguntas:

O que é trabalho? O que significa pra você?

Quais temas você gostaria que discutíssemos sobre o mundo do trabalho?

Quais lugares relacionados ao mundo do trabalho você gostaria de explorar?

As experimentações das quais estão participando tem algo a ver com o mundo do trabalho?

Quanto ao que é trabalho e o que significa para o jovem houveram colocações das mais diversas.

Esforço. Uma forma difícil de ganhar dinheiro. Responsabilidade, independência e cobranças. Necessidade do mercado e sobrevivência do mundo capitalista. Sobrevivência social. O ato de mudar o ambiente de alguma forma. Obrigação, pressão, necessidade e satisfação. Vontade. Experiência. Oportunidade para crescer na vida. Pensar . Direito. Atividade obrigatória. Desgastar-se pra sobreviver. Escolha. Aprendizado. Mostrar capacidade. Ter experiência na carteira de trabalho. Profissionalização. É fazermos algo que gostamos. Trabalho voluntário.


Três frases exemplificam bem as idéias que a maioria dos jovens do grupo tem sobre trabalho:

É uma oportunidade pra você crescer na vida. ( P. 18 anos)

O trabalho em uma sociedade capitalista é uma obrigação porque sem trabalho é igual a sem dinheiro, e sem dinheiro você não consegue viver em uma sociedade capitalista. (A. 19 anos)

Para mim significa ajudar a família, significa ver a sua família bem e com saúde. ( S. 17 anos)

Com essa conversa inicial sobre trabalho conseguimos definir os assuntos do tema que iremos pautar no PJU Prainha.

Uma questão bacana das nossas conversas por estes dias foi a ligação que os jovens estão fazendo entre as experimentações e o mudo do trabalho.
Por exemplo a idéia de Cultura Arte como uma forma de trabalho. Aparentemente o que consideram prazer, não tem tanto sentido como trabalho para alguns dos jovens.
Outros já pensam o inverso e os debates em torno destes pensamentos está sendo muito importante neste período.

Bem, temos muito trabalho pela frente!

Até mais,

Magna Soares
Educadora Social
PJU - Jd. Prainha


lá pessoas

Nenhum comentário: