segunda-feira, 29 de março de 2010

Juventude e o Mundo do Trabalho!

Olá pessoal!

Estamos agora no período “A Cidade em Nós” e os jovens estão vivenciando muitas experimentações: Customização, Teatro Duplo, Dança, Educomunicadores Jovens, Toy Art, Fazendo Videoclip, etc. Os assessores tecnológicos tem um papel muito importante neste período para a ampliação da cartografia dos jovens através do contato com informações e conteúdos acerca de cada experimentação. Os jovens socializaram entre si o que estão vivenciando em cada experimentação, contaram como foi o primeiro dia de atividade e a proposta do assessor. Elaboramos um Painel de Destaques, contendo as seguintes questões:

Vamos aprender.....................
Vamos produzir........................
As alegrias do 1º encontro foram.........................
As surpresas do 1º encontro foram......................
Gostamos....................
Não gostamos...............
Não entendemos................

Os jovens se reuniram em grupos de jovens pertencentes a mesma experimentação, conversaram entre si e depois apresentaram aos demais as impressões da experimentação. Como muitas experimentações ainda não finalizaram, retomaremos depois para aprofundar as discussões sobre o que os jovens aprenderam.

Uma das temáticas que estamos trabalhando neste momento é o mundo do trabalho e a sua relação com o universo dos jovens: diferença entre trabalho (enquanto profissão) e emprego (enquanto possibilidade de ganhar dinheiro), primeiro emprego, inserção no mercado do trabalho, expectativas em relação ao futuro.

Mas antes de entramos em todas essas questões, introduzimos a discussão a partir do que eles entendiam sobre o trabalho, o que gostariam de discutir e explorar para trazer conteúdos que correspondessem as suas expectativas. Corforme a postagem da Magna,os jovens leram trechos de músicas e poesias que estavam colados na parede e aprodundamos a reflexão. Logo depois, foram trabalhadas algumas questões acerca do que os jovens entendiam sobre o trabalho e o que eles gostariam de discutir dentro do programa. Foi uma conversa muita rica e participativa, teve muitas opiniões sobre as experiências que os jovens já tiveram em relação ao trabalho, algumas elogiando e outras criticando.

Na semana passada, tivemos um encontro com o professor Daniel do Formare no CEU Vila Rubi. Participaram deste encontro todas as turmas do PJU do período da tarde do Grajaú. Rolou um bate-papo bem tranquilo entre o professor Daniel e os jovens, muitas questões foram discutidas e os jovens falaram de suas expectativas em relação a uma futura formação profissional. O professor Daniel passou um trecho do filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin, comparando as antigas condições de trabalho com as atuais, das novas capacitações na área técnica ao invés do "fazer repetitivo e enlouquecedor". Foram apresentados alguns cursos técnicos e algumas escolas que ofereciam esse tipo de formação e as vantagens de se fazer um curso técnico enquanto etapa intermediária entre a escola e o curso superior, pois possibilitaria ao jovem ingressar de modo rápido no mercado de trabalho.

Logo mais serão feitas mais postagens sobre as atividades e explorações que serão realizadas sobre a temática do mundo do trabalho!

Abraços!

Marcelino
Educador PJU - Tarde

3 comentários:

Edson Martins disse...

Gentes,

Bacanas as postagens...quanta coisa tem rolado....que legal.
Esse movimento de sair, discutir e produzir, como vocês têm trilhado é bem bacana.
Olhando para o que trilharam até aqui, já dá para imaginar algumas formas de trabalho que interessam explorar mais?

Abraço!

Denise Melo disse...

Bom dia!! gostaria do contato de vocês, não localizei no blog!

abraço!

Anônimo disse...

Cilene nosso contato é 59316384. Boa dica, vamos providenciar isso.
Elaine - Comunidade Ass. Jd. Prainha / PJU 5 ED