sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mundo do Trabalho!!!

Olá pessoal!

Para aprofundarmos a reflexão sobre o mundo do trabalho, exibimos o filme "Os embalos de sábado à noite", eis a sinopse:

Tony Manero (John Travolta), um jovem do Brooklyn e um excelente dançarino de disco music, só encontra significado na vida quando dança, pois passar a semana trabalhando em uma loja de tintas não o gratifica de forma nenhuma. Assim ele se perfuma, se veste de um jeito fashion e vai para a discoteca no final de semana. Sob a influência de seu irmão, um padre frustrado, e de Stephanie (Karen Lynn Gorney), sua parceira de dança, começa a questionar a maneira como encara a vida e a limitação de suas perspectivas. Paralelamente Tony vive uma crise amorosa, enquanto se prepara para participar de um concurso em uma discoteca.

No filme o personagem vive uma crise em relação ao modo como conduziu a sua vida até então, o seu emprego e parco salário, seus amigos e relacionamentos afetivos, etc... Utilizamos esse trama vivido pelo personagem principal do filme para refletirmos sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho, sobre essa fase cheia de transições, ansêios, dúvidas, e na qual existe um verdadeiro limiar de escolhas que podem gerar consequências por toda uma vida.

A proposta seguinte foi construir uma cronologia de trabalho, de como seria a vida dos jovens até os 40 anos, detalhando etapa por etapa a partir do presente como forma de projetar futuras ações que venham a ser construídas profissionalmente.
Muitos jovens colocaram suas trajetórias profissinais com muito humor, alguns detalharam até a quantidade de filhos que teriam, o lugares exóticos aonde se casariam, ou como seriam suas vidas durante a velhice. Discutimos que apesar de ser meio impossível essas etapas da vida se concretizarem dessa forma, sem contratempos ou mudanças de direção, era muito importante sonhar e projetar uma vida futura. O que ficava visível pra todos em suas trajetórias era a próxima etapa a ser seguida neste momento: estudar, procurar emprego, trabalhar, concluir o ensino médio, entrar na faculdade.

Para ampliar o campo de visão em suas atividades futuras, foi distribuido uma folha contendo endereços e links de cursos técnicos, escolas técnicas, cursinhos preparatórios e centrais de estágios. Os jovens iniciaram uma pesquisa na internet e cada grupo ficou responsável em pesquisar um site e apresentar o conteúdo para o resto da turma.
Após a apresentação, os jovens se dividiram em sub-grupos e escolheram 3 lugares para realizarem explorações: CIEE, NUBE e ETEC. Cada sub-grupo ficou responsável de coletar informações de como funcionava o espaço e o que seria necessário para se inscrever. No encontro seguinte à exploração,os jovens socializaram com o grupo todas as informações coletadas nos espaços, foram produzidas alguns cartazes contendo os endereços e um pequeno resumo dos dados obtidos pelos jovens. Caso alguém queira saber mais informações sobre esses espaços, segue logo abaixo:

CIEE - São Paulo

Rua Tabapuã, 540 CEP: 04533-001 - São Paulo - SP
Tel.(011) 829-9787 Estudante
Tel.:800-112929 Empresa
http://www.ciee.org.br/portal/index2.asp

NUBE - Núcleo Brasileiro de Estágios

Rua Barão de Itapetininga, 140 - 2º, 3º, 8º e 9º andares
Centro - São Paulo/SP - CEP 01042-000
Empresas: (11) 3154-7676
Instituições de Ensino: (11) 3154-7688
Estudantes: (11) 3154-7666
http://www.nube.com.br/

ETEC - São Paulo

Av. Tiradentes, 615 (Prédio Ary Torres) - Bom Retiro
CEP 01101-010 - São Paulo/SP
Tel/Fax: (11) 3326-0993 / 3227-1310
etesp@terra.com.br
http://www.etesaopaulo.com.br/

Logo mais serão feitas mais postagens sobre as atividades e explorações que serão realizadas sobre a temática do mundo do trabalho!

Abraços!

Marcelino
Educador PJU - Tarde

Um comentário:

Jovens Urbanos disse...

O Mundo do Trabalho é tão amplo que, aos poucos conseguimos filtrar algumas coisas juntamente com os/as jovens. Juventude essa que, cada vez mais é surpreendida ao procurar seu 1º trampo e se depara com diversas situações de exclusão e não aceitação da sua situação social. mas estamos ai pra tentar reverter esta situação e demonstrar que, com pequenos gestos (nossos Projetos) podemos provocar alguma mudança de consciência na Sociedade.
Parabéns galera, e que vocês tenham ótimas reflexões e discussões. Abracios, fui.

Vander Clementino Guedes.
Educador da Turma da Tarde.
PJU da Plugados na Educação - Z/L.