segunda-feira, 26 de julho de 2010

Elaborando intervenções

Chegado o momento de propor intervenções na comunidade/cidade os jovens do PJU Coexistência começaram a decidir quais rumos tomariam. Alguns conseguiram emprego e saíram do Programa e outros quiseram desbravar o universo da escrita de projetos.
Para a maioria era algo novo. Nunca haviam escrito um projeto e por isso demonstraram insegurança de início. Assim decidimos começar conversando sobre o que cada um tinha vontade de realizar no final dos 10 meses de Jovens Urbanos. As idéias não vieram logo de cara. Alguns tinham idéias de mais para escolher e outros não tinha idéia alguma do que fazer.
Começamos assim a realizar um mapeamento para identificar as problemáticas, personagens e potências e possíveis da região a partir dos conteúdos apropriados pelos jovens no decorrer do PJU. O grupo se dividiu em subgrupos. Cada um com um território: Escolares e das letras, Artes, Esporte, lazer e saúde, Mundo do trabalho e Políticas públicas, ficando de fora só o território das ciências. Os jovens construíram um roteiro de exploração (itinerário e entrevistas) para esmiuçarem o contexto em que a comunidade se encontra.

Depois de finalizado o Mapa dos P's conversamos sobre os desejos e vontades de intervir na realidades identificadas e assim surgiram 3 idéias de intervenção:

Produção de fanzine com enfoque na participação pública (ano de copa e eleições – Quando somos coletivo/brasileiros?) com registro de vídeo. Para atuar frente a desmobilização coletiva/política.

Eventos com brincadeiras e oficinas. Para intervir na situação de ausência de espaços de lazer na região.

Exibição de vídeos sobre a temática e confecção de latas de coleta seletiva. Para intervir na situação do trato com o lixo na região.

À esta ultíma idéia não foi dada continuidade pois integrantes do grupo saíram do programa para trabalhar.

Com a idéia na cabeça agora era preciso coloca-la no papel!

Magna Soares

PJU Manhã

Nenhum comentário: