quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Primeiro dia de atividade - PJU manhã


Olá pessoas deste mundo chamado Jd. Prainha...
À todos os que daqui (blog e território) se aproximam, BEM VINDOS!
Começamos enfim mais um Jovens Urbanos!
E a galera chegou quietinha, mas logo foi se soltando.

A turma da manhã é uma galera super divertida e descolada!
E já escolheram um nome para o grupo: "COEXISTÊNCIA"
Muito bacana né!
Fora o portifólio onde a galera registra o dia a dia, o "TCHUROS", com o qual o pessoal vai marcar sua existência no espaço Urbano!


Abaixo o registro do 1º dia de atividade da galera.

Dia 06 de outubro!

1º Momento: Boas Vindas, meu nome e minha idade.
2º Momento: Nos apresentando a partir de nossas origens.
Objetivo: Promover a apresentação dos componentes do grupo, discutir a idéia de identidade como “construção que passa por transformações, é influenciada pelo conjunto de relações sociais e afetivas, que interferem no modo como somos e como nos vemos (Formação do educador social – NTC-PUC, 2004)”.
3º Momento: Apresentando o Programa Jovens Urbanos
Objetivos: Colocar em pauta as expectativas e duvidas quanto ao Programa para devidos esclarecimentos e aproximação dos objetivos do PJU.
Boas Vindas
Os educadores deram as Boas vindas aos jovens,
Depois cada um disse seu nome e idade (jovens e educadores).

Atividade: História dos nomes

No inicio da atividade lemos um cartaz com o trecho da música “ Minha história” de Chico Buarque.
“...
Quando enfim eu nasci
Minha mãe
Embrulhou-me num manto
Me vestiu como se fosse
Assim uma espécie de Santo...
...
Minha história é esse Nome
Que ainda hoje carrego
Comigo...
...
Os ladrões e as amantes
Meus colegas de copo e de cruz
Me conhecem só pelo meu nome
De menino Jesus”

Letra e música: Dalla Pallotino
José Roberto Molina
(Gesumambino)


Depois refletimos sobre o trecho, que traz um nome carregado de significados, um nome que é uma marca conhecida em todo o mundo.
Aí galera foi convidada à representar em forma de desenho o surgimento do nome de cada um. Como surgiu, quem o escolheu e porque escolheu o nome. Aqueles que não sabiam a origem de seu nome puderam desenhar alguma experiência significativa que tenha vivido em decorrência de seu nome.

Para citar algumas origens de nomes, um dos Jovens representou a origem de seu nome assim:
Seus pais Colocaram seu primeiro nome por causa de Santo “Antonio” e Jonilei por conta de um cantor de forró que tinha este nome. Ele prefere ser chamado de Jonilei.
Um outro jovem desenhou um baterista tocando o instrumento, pois seus pais deram a ele o nome de um amigo deles que era baterista. Segundo o jovem foi uma homenagem ao amigo deles que faleceu um pouco antes de seu nascimento.
Já o Izaias desenhou uma Igreja, uma Bíblia e sua mãe com ele no colo, representando a origem bíblica de seu nome e a influência religiosa em sua família.
Uma das jovens desenhou sua mãe fazendo comida e ouvindo a música com um nome que sua mãe achou bonito e por isso deu esse nome a filha.
Outra jovem não só desenhou como também escreveu que não gostava de seu nome, que seus pais tinham se inspirado no filme “E o vento levou”, mas que nunca havia assistido ao filme. Um dos colegas explicou o enredo do filme e as características da personagem que originou seu nome. Assim ela pode compreender melhor o porquê do seu nome.
As representações por desenhos trouxeram nomes que tinham significados em relações de amizade, livros, imagens, parentes, mídia, espaço da casa, músicas, sonhos dos pais, religião, circulação pela cidade, homenagens, situações de afetividades como o namoro, cantores e artistas.
A atividade aconteceu de forma descontraída. Nem todos queriam participar no início, mas no fim uns ajudaram os outros e com o auxílio da Magna todos participaram. No momento da apresentação das representações todos prestaram bastante atenção nos colegas.
No decorrer da apresentação dos desenhos refletimos o nome como nossa primeira herança, cheia de significados e histórias de vida. O nosso nome é uma marca que carregamos. Foram discutidos os desejos e expectativas da família em relação aos filhos até mesmo antes de nascerem, ou seja, antes mesmo de chegarmos ao mundo, já existíamos. Estas expectativas e desejos têm a ver com as referencias de nossas famílias, do lugar onde vivem, da cultura que cada pessoa carrega, das pessoas com quem vivemos, com as instituições presentes na sociedade, com suas histórias de vida. Somos produtos das relações entre estes elementos.
No final da atividade relembramos que estamos no meio da construção de nossa identidade. Já somos alguém, mas um alguém mutável.
“O importante e bonito no mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam”. Grande Sertão Veredas – Guimarães Rosa.
Intervalo
Alguns jovens da quarta edição e a coordenadora do PJU Prainha, foram ao encontro e se apresentaram nesse momento.
Depois os jovens foram motivados a colocarem para o grupo suas expectativas e dúvidas sobre o programa.
Quanto às expectativas, ficou claro o interesse e espera de todos pela bolsa. Mas os jovens também citaram como expectativas:
Crescer, obter conhecimento, perder a timidez, conhecer pessoas, aprender e ensinar, conhecer outros lugares ou lugares novos, conhecer coisas diferentes, mudar a sociedade, se tornar ativo na região, conhecer e circular pela cidade, ganhar muito dinheiro, fazer parte da cidade, comer, aprender a se comunicar melhor, entre outros.
Depois os jovens da 4º edição contaram quais eram suas expectativas quando começaram a participar do PJU, Falaram sobre seus projetos, do processo formativo que vivenciaram no programa, das suas produções, explorações e experimentações.
Os jovens da 5º edição fizeram algumas perguntas para eles e para a equipe (Elaine, Magna e Marcelino).
Quanto às dúvidas: Onde seriam os encontros, quando seria o recebimento e valor da bolsa, o que iriam aprender, para quais lugares iriam, etc.
As dúvidas foram esclarecidas pelos educadores, com a ajuda dos jovens da 4º edição.
O encontro foi finalizado com os informes sobre pendências de documentos e organização para o dia seguinte.


É isso aí galera!
Magna Soares
Educadora PJU MANHÃ

7 comentários:

jovensurbanosipj disse...

È isso aí galera da prainha!!!!!!!
Muita força e muita energia!!!!!!!!
Parabéns para vcs da Prainha, Elaine, Magna, Marcelino e todos os jovens do PJU 5ªed.

Vandei
Educador - PJU-IPJ ZL

Anônimo disse...

Uau... Que legal... Fiquei com vontade de dizer de onde veio o meu nome também... A minha família parece um roteiro do Manuel Carlos, o Maneco (autor da atual telenovela das 8 da Globo). Tem Helena saindo pelos ladrões! São 4 gerações! Eu até acho bonito o nome, mas por ser uma herança antiga me sinto uma idosa de vez em quando! De vez em quando eu acho feminino e jovial!! Hehehehhe

Beijos gentes!
Helena Faro Corrêa - CENPEC

Anônimo disse...

Magna... Vc nesse visu ficou muito bem... Parabéns hehehe
Parabens pelas atividades....

beijos e abraços a todos do PJU Prainha

Magno Duarte

Anônimo disse...

Rsss...
Gostaram do visu né!
É pra dar uma descontraída, já que o texto ficou extenso!
Continuem comentando galera!
E nos outros Blogs também, que por sinal estão d+!
Bjos
Magna

Anônimo disse...

Só faltou o desenho de vocês, Magna e Marcelino... só nós temos que expressar nossas identidades! Isso não vale, hein?
Bom, a atividade foi muito boa, divertida e tinha significados de nomes que eu não imaginaria...
Ah! Esse visual ficou muito bacana, Magna.
Beijos!
Bruna Agra Melo, Jovem Urbana - 5ª Ediçao(manhã)

BLOG DOS AMIGOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Verdade Bruna! faltou o nosso!
Da próxima vez eu posto as minhas produções também! Rsrsrs...
Também gostei da atividade! As histórias que vcs contaram abrilhantaram e encheram de poesia nosso encontro!
Bjos
Magna